Na hora de reforçar as defesas internas do nosso organismo, a alimentação tem um papel fundamental. Um funcionamento adequado do sistema imunitário é fortemente influenciado pelo estado nutricional do organismo e pode mesmo prevenir o risco de aparecimento de vários tipos de doenças e infeções.
Assim sendo, e porque a prevenção (e nutrição!) é a chave do sucesso, não espere até ficar doente para fazer mudanças na alimentação. Conheça alguns dos alimentos que vão fortalecer o seu sistema imunitário e que deve incluir à mesa:
- Citrinos (laranja, limão, tangerina…): São ricos em vitamina C, responsável pelo aumento da produção de glóbulos brancos e anticorpos. Devem ser consumidos diariamente, já que o nosso organismo não consegue armazenar esta vitamina.
- Frutos vermelhos: Com elevado poder antioxidante, fornecem uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, potássio e também vitamina C. Mirtilos, morangos, amoras e groselha são alguns dos frutos com efeito antioxidante que vão favorecer o seu organismo.
- Gengibre: Rico em gingerol, uma substância com ação anti-inflamatória e que ajuda a diminuir o risco de infeções. Quando ingerido com chã ou em forma de chã, os efeitos benéficos são potenciados.
- Alho: Fonte de vitamina A e C, o seu consumo pode aumentar a função imune das células e ajudar a prevenir ou reduzir a intensidade dos sintomas associados a gripes ou constipações. É também uma fonte de antioxidantes, que ajudam a combater inflamações.
- Batata doce: é conhecida pelo baixo índice glicémico e muito completa em micronutrientes. É constituída por vitamina A, complexo B e C. Outros alimentos de cor laranja com caratenóides e que ajudam a estimular o sistema imunitário são, por exemplo, a abóbora e a cenoura.
- Frutos secos: Pela sua riqueza em vitamina E, os frutos secos não devem ser dispensados da alimentação. Esta vitamina tem como função proteger as células do corpo humano de lesões provocadas pela oxidação. Pode ser encontrada em frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, castanhas) como também em peixes gordos e sementes de girassol.
- Alimentos ricos em Ómega 3: O Ómega 3, encontrado no salmão, atum e azeite, regula a resposta inflamatória do nosso corpo e tem um papel fundamental no processo de crescimento, desenvolvimento e reparação do organismo
- Vegetais de folha verde escura: Bróculos, couves ou espinafres são ricos em ácido fólico e ajudam na produção de glóbulos brancos, que defendem o organismo. São boas fontes de fibras e ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Outros produtos com propriedades semelhantes são os cogumelos, o feijão e o fígado.
A Médicamares tem especialistas na área da nutrição, que o podem ajudar a traçar o plano alimentar ideal para si. Contacte-nos através do 253 17 36 36 e trace o seu plano alimentar com o nutricionista.