Ao longo dos anos, os nossos dentes estão sujeitos a movimentações constantes e que nos passam ao lado. Isto acontece em todos os dentes naturais e saudáveis, diariamente e de forma discreta, e há situações em que é fundamental recorrer à medicina dentária.
Trata-se de uma mobilidade fisiológica funcional que ocorre, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos. Existem ainda outros fatores que podem alterar a posição dos dentes e que necessitam de maior atenção do paciente, como lhe vamos explicar de seguida.
Quer manter o sorriso perfeito e alinhado? Fale com o seu médico dentista. Os aparelhos de contenção podem ser a solução ideal para impedir que estes movimentos alterem a posição dos dentes, no caso de ocorrerem mudanças consideráveis.
Mas afinal, como acontece este processo?
Os dentes movem-se no osso à volta da raiz (alvéolo) através do ligamento periodontal, constituído por pequenas fibras que ligam o dente a esse alvéolo.
Existe maior probabilidade dos incisivos (os dentes que ficam na parte da frente da boca) se moverem do que os molares. Os movimentos podem ser ligeiros ou de maior intensidade, quando os dentes são submetidos a grandes forças.
Pacientes com bruxismo (ranger os dentes) estão mais sujeitos à ação destas forças. Questões hormonais, como gravidez, ciclo menstrual ou o uso de contracetivos também podem ter influência. Para além disso, a própria posição da língua, o tipo de respiração ou mesmo o envelhecimento natural fazem a diferença ao longo do tempo.
Existem circunstâncias em que a mobilidade inspira um maior cuidado, no caso dos dentes sofrerem acidentes ou algum traumatismo, situações de oclusão dentária (quando o dente está mal posicionado), próteses e restauração dentária, tratamento ortodôntico, doença periodontal, entre outros. Importa que esteja atento à saúde da sua boca e que não hesite em procurar ajudar de um profissional nestas circunstâncias.
A importância dos aparelhos de contenção dentários
A melhor forma de evitar que a mobilidade cause alterações visíveis e que afetem a aparência do seu sorriso, ou mesmo a saúde oral, pode passar pelo uso de um aparelho de contenção.
Este aparelho é, por norma, passivo, por não estimular o movimento dos dentes, mas consegue impedir que estes se movimentem.
Geralmente, após o término de um tratamento ortodôntico, é comum que o médico recomende o uso de uma contenção para que os dentes se mantenham na posição correta e para que o sucesso do tratamento seja garantido a longo prazo.
Mesmo quem não fez este tipo de tratamento e deseje simplesmente preservar o seu sorriso natural pode recorrer ao método.
A contenção pode ser removível (mais prático e higiénico, pela possibilidade de ser retirada a qualquer hora) ou então fixa, através de um fio de aço fino que se coloca na parte interna dos dentes, ficando totalmente invisível.
Na Médicamares temos profissionais de medicina dentária para avaliar o seu caso e descobrir a solução ideal para que nunca deixe de sorrir. Contacte-nos através do 253 17 36 36 e faça a sua marcação.