O chamado ‘sorriso gengival’ é um problema comum na medicina dentária e acontece quando ocorre uma exposição excessiva da gengiva ao sorrir. Isto pode surgir devido a uma erupção anormal dos dentes, hiperatividade muscular dos lábios ou maxilares que apresentem uma forma incomum.
É uma situação que, muito frequentemente, causa baixa autoestima nos pacientes, já que é um entrave para alcançar o sorriso simétrico e esteticamente agradável que todos desejamos.
Felizmente, a medicina dentária tem a solução para estes casos e sem necessidade de recorrer a procedimentos mais complexos e invasivos, como a cirurgia. É aqui que entra o papel do botox (toxina botulínica).
Como atua o botox?
A aplicação de botox pode facilmente resolver a questão do sorriso gengival, bem como outros problemas dentários (bruxismo, problemas na articulação temporo-mandíbular ou assimetrias faciais).
O botox trata-se de um complexo proteico purificado, de origem biológica, cuja aplicação provoca um relaxamento muscular temporário e local, capaz de corrigir movimentos musculares anormais.
Assim, a excessiva exposição da gengiva pode ser facilmente tratada pelo médico dentista, já que o procedimento diminui a atividade do músculo e reposiciona o lábio superior.
Os resultados da aplicação de botox são temporários e podem durar vários meses, dependendo da forma como o corpo do paciente reagir. Outra grande vantagem é que a técnica é totalmente reversível.
Contraindicações do tratamento
A terapia não é recomendada em casos em que a análise facial e dentária do paciente sugere outros fatores que não se encontrem em harmonia. O caso, por exemplo, de um dente muito pequeno ou um maxilar com um crescimento vertical exagerado. Em situações como estas, a cirurgia pode ser a melhor solução.
O procedimento deve ser realizado sempre por médico dentista, para fazer uma avaliação do seu caso. Na Médicamares dispomos deste tratamento para consiga alcançar um sorriso perfeito. Marque a sua consulta de medicina dentária através do 253 17 36 36.