A escova de dentes é um dos objetos mais comuns e essenciais no nosso dia-a-dia, mas já alguma vez pensou quando é que surgiu este utensílio de higiene oral? Venha connosco numa viagem pela história e conheça a sua evolução ao longo dos séculos.
– Dos ramos e galhos às cerdas de nylon
A verdade é que, nos tempos mais antigos e mesmo desconhecendo o conceito, os homens das cavernas já tentavam limpar os dentes, recorrendo a galhos e folhas de árvores. Existem também manuscritos, encontrados na antiga Babilónia, que dão a entender que até mesmo palitos de ouro já foram utilizados para a higienização da boca, por volta de 3500 anos AC.
O primeiro objeto a aproximar-se da escova de dentes foi encontrado no Egipto. Tratava-se de ramos de plantas, vegetais ou raízes que, quando desfiados, ficavam com formato de pincel. Ficou conhecido como ‘chew-stick’ e era feito mastigando ou amassando as raízes até que as fibras de uma das pontas se soltassem o suficiente, formando uma escova rústica.
Já em 1498, na China, surgiram as escovas com cerdas. A matéria-prima utilizada eram pelos de animais, nomeadamente de porcos e cavalos. Os pelos ficavam presos a pedaços de ossos ou varas de bambu.
Mais tarde, no século XVIII, os ingleses apresentaram ao mundo uma escova mais moderna. As cerdas de pelo eram amarradas dentro de buracos perfurados no osso que servia como cabo, aproximando-se mais do conceito atual.
A escova mais antiga da Europa data de há 300 anos, era feita de osso e foi encontrada durante escavações num antigo hospital alemão. Possuía 19 buracos, destinados a inserir os pelos de porco, utilizados como cerdas.
Para chegar às cerdas de nylon, que ainda utilizamos nos dias de hoje, foi preciso esperar até 1938, ano em que Robert Hutson desenvolveu o modelo nos EUA.
Até à data o objeto foi-se aperfeiçoando, com cerdas mais macias e diferentes modelos de acordo com as necessidades de cada pessoa, entre escovas manuais e elétricas.
É, acima de tudo, a maior aliada da nossa higiene diária e da medicina dentária, já que uma boa higienização é o primeiro passo para um sorriso saudável.