Em tempos de pandemia, as doenças cardiovasculares continuam a ser a causa número um de morte em Portugal.

Como forma de assinalar o Dia Mundial do Coração, relembramos os fatores de risco associados para que previna doenças cardiovasculares e viva, por muitos anos, com saúde.

Diabetes

O número de pessoas com diabetes tem vindo a aumentar devido a hábitos não saudáveis como uma alimentação rica em gorduras e açúcares e pouca atividade física. É fundamental mudar hábitos e ter especial cuidado com os alimentos que ingerimos.

 

Colesterol elevado

Quando o mau colesterol (LDL) apresenta níveis muito altos é sinónimo de acumulação de gordura nas artérias, o que pode levar a um enfarte do miocárdio ou AVC. A prevenção passa pelo consumo de gordura monoinsaturada, presente nas carnes magras, azeite e laticínios com baixo teor de gordura.

Hipertensão arterial

A pressão arterial elevada ocorre quando o sangue flui com excessiva pressão nas artérias, podendo danificar as suas paredes. Esta situação é capaz de provocar um AVC ou desencadear outras doenças do foro cardiovascular. Reduzir o consumo de sal ajuda a prevenir complicações.

Excesso de peso

Excesso de peso e obesidade aumentam a chance de sofrer um AVC ou outros problemas cardiovasculares. Para além disso, quem tem peso a mais sofre, mais provavelmente, de diabetes, outro fator de risco. Novamente, a solução passa por mudanças na alimentação e prática regular de exercício.

Tabaco

O tabaco contribuiu para o endurecimento e menor elasticidade das paredes das artérias, favorecendo a acumulação de gordura e químicos, que leva à formação de trombos. Com isto, o risco de AVC e enfarte de miocárdio aumenta consideravelmente.

Álcool

Para além do fígado, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas prejudica vários órgãos, como é o caso do coração. As artérias acabam enfraquecidas e as células danificadas.

O recomendável é beber apenas um copo de vinho por dia.

Stress

Um ritmo de vida muito acelerado pode resultar no aumento da tensão arterial e da predisposição para diabetes e arritmias. Praticar exercício, dormir bem e descansar são formas eficazes de diminuir os níveis de stress.

A prevenção é a chave. Agende uma consulta de medicina geral e familiar na Médicamares e cuide de si e do seu coração durante todo o ano.