Já a pensar nos preparativos para a noite de Natal? Pois bem, ainda que este ano possa não ter à mesa tantas pessoas quanto gostaria, certamente que os doces, os pratos típicos, os aperitivos e os chocolates não vão faltar lá por casa.
Não lhe pedimos que resista a tudo, mas damos-lhe algumas dicas de nutrição para que possa desfrutar da quadra natalícia sem cair em grandes excessos alimentares.
- Inicie a refeição com uma sopa. Vai promover a saciedade durante mais tempo, hidratar e fornecer as vitaminas e minerais essenciais.
- Acompanhe o prato principal com hortícolas e outros vegetais, sempre que possível.
- Dê preferência aos estufados, cozidos a vapor ou grelhados. Evite os fritos
- Tenha sempre água à mesa e modere o consumo de refrigerantes ou bebidas alcoólicas.
- Esteja atento ao excesso de sal. Pode substituí-lo por ervas aromáticas e criar pratos igualmente deliciosos
- Se é fã de doces, é preferível que os consuma logo após as refeições. Evite cair na tentação de comer demasiado antes se deitar.
- Os frutos secos ao natural (nozes, avelãs, amêndoas, pinhões e amendoins) são saudáveis e saciam, ajudando a evitar outros excessos
- Reinvente as suas sobremesas caseiras. Comece por reduzir quantidades de açúcar ou utilizar alternativas para adoçar, como a canela ou a fruta.
- Seja ativo mesmo em casa. Movimente-se pelas divisões da habitação, ajude nas tarefas domésticas e preparativos e divirta-se com jogos que impliquem atividade física.
Lembre-se que é na moderação e equilíbrio que está a chave para aproveitar o Natal à mesa.
A balança e a sua saúde vão-lhe sorrir no final.
Boas festas!