Boas notícias. A vacinação contra a COVID-19 já arrancou em Portugal, com o primeiro lote a ser distribuído pelos hospitais.
A vacina Comirnaty foi aprovada para a prevenção do vírus e vai ser administrada em duas doses, com 21 dias de intervalo.
À semelhança do que aconteceu com epidemias anteriores, a vacina é a melhor opção para deter a pandemia de COVID-19. No entanto, não é recomendável para 100% da população.
Conheça as exceções e as precauções que deve ter:
- A vacina deve ser administrada em pessoas com idade superior a 16 anos
- Se estiver com febre, tosse, dificuldade respiratória ou alterações do paladar ou olfato não deve ser vacinado (contactar o SNS 24 – 808 24 24 24), bem como em casos de isolamento profilático
- A vacinação está contraindicada em pessoas com história de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes, bem como no caso de reação anafilática a uma dose anterior. Neste caso, deve aconselhar-se com o seu médico
É importante, ainda, informar os profissionais de saúde nas situações seguintes:
- Se já fez alguma reação anafilática a outros medicamentos ou alimentos
- Se tem imunodeficiência ou realiza terapêutica imunossupressora (incluindo quimioterapia)
- Se tem doenças de coagulação, alteração das plaquetas ou faz terapêutica com anticoagulantes
Relembramos que a toma da vacina é gratuita e, apesar de facultativa. é recomendada pela Direção-Geral da Saúde, com vista a travar a pandemia de COVID-19.
O processo de vacinação irá decorrer em 3 fases, ao longo do ano 2021, e não é possível pedir marcação da sua vacina. Deve aguardar o contacto do Serviço Nacional de Saúde para esse efeito.