Com o país em confinamento, a regra é ficar em casa. Se ao teletrabalho e à telescola juntarmos o tempo no sofá, é muito tempo sentado.

Além disso, já se sabe o resultado de mais tempo em casa com muito tempo para ‘matar’. Sobra tempo para ter ideias. Muitas ideias. Começa-se por mudar um quadro. Depois um vaso. Depois o armário. E está uma divisão remodelada.

Já para não falar das tarefas em atraso, que até ajudam a quebrar a rotina, mas também podem deixar marcas nas costas.

Com alguns cuidados simples pode aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar.

No computador

  • Mantenha o monitor ao nível dos seus olhos
  • Se a cadeira da secretária não tiver curvatura lombar, utilize uma almofada nas costas
  • Ajuste a cadeira de forma a que, quando estiver sentado, os pés fiquem totalmente apoiados no chão e os joelhos ao nível da bacia
  • Não cruze as pernas
  • Não se incline para a frente nem para trás na cadeira. Mantenha o alinhamento correto do tronco e as costas apoiadas

Nos Intervalos

Quando estamos muito tempo na mesma posição, os músculos ficam contraídos muito tempo na mesma posição. Isto faz com que por vezes não consigam ‘descontrair’ ou distender, o que pode gerar contraturas, por exemplo. Faça alongamentos regulares em diferentes zonas do corpo para distender os músculos e ajudá-los a voltar a posição de relaxamento. Vai ver que se sente mais leve e com menos tensão.

Nas tarefas

Para pegar em objetos deve fletir as pernas (aninhar-se) mantendo a coluna direita. Desta forma, as pernas suportam uma boa parte o esforço, poupando a coluna. Por outro lado, manter a coluna curvada em situação de esforço faz com que se gastem os discos intervertebrais, aumentado a probabilidade de hérnias discais ou outros problemas que afetem a sua qualidade de vida.

Na hora de dormir

O repouso é fundamental, mas é importante que seja um repouso adequado. O melhor é evitar dormir de bruços para poupar a cervical. Se a coluna não lhe dá descanso ou quer evitar problemas futuros, prefira a lateral, com uma almofada entre os joelhos, ou de barriga para cima, com a almofada atrás dos joelhos

O sofá não é um bom local de trabalho. Ao início, corre tudo muito bem, mas a tendência é que a posição se vá alterando e que vá mergulhando no sofá. Com o passar dos dias as dores começam a aparecer. A melhor opção para as costas é claramente uma secretária com uma cadeira confortável.